Plantinha do mato

Nome cientifico: Turmera Ulmifolia L
Chanana (nome popular) é uma plantinha muito fofa, que nasce espontaneamente, muito rustica, e é considerada como invasora, aqui vc pode encontrar em quase todo canto, nasce nas calçadas em pequenas brechas, em beira de estradas, nas ruas, enfim...ela se vira mesmo!
É costume ver o pessoal que cuida da limpesa das ruas retirando as chananas como se fosse um mato, mesmo quando elas estão super floridas, ai eu ficava pensando... porque não deixar pelo menos nos canteiros já que elas tem umas rosas tão lindas?
Até perguntei uma vez para o encarregado da limpesa e ele respondeu, que elas não servem  para o paisagismo, e a ordem era retirar. Mas elas são danadinhas logo estarão de volta rsrsrs...
Estas que estou mostrando nasceram pela primeira vez no meu jardim, e tô deixando ficar, o lugar que elas escolheram pra nascer, não gostei, mas deixei, e comecei a observar o seu comportamento: Suas flores abrem cedinho, lindas, mas por volta do meio dia se fecham, e ficam sem graça o resto do dia, será por isso que eles as retiram?

" Gostaria de agradecer as pessoas que estão seguindo o meu jardim, se até agora não entrei em contato com algum pra agradecer, ou ainda não estou seguindo tb, é por que não estou conseguindo, deixe o seu endereço na caixa de comentário, será um prazer responder."

Abraços!!

Comentários

  1. olá Fátima, não conheço essas "dan(ad)inhas" mas é claro que não sevem para paisagismo uma vez que passam metade do dia fechadas.

    São bonitas e você decide se farão parte da sua paisagem, não é?

    Beijinho

    BIA

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sou apaixonada por essa flor. Mas ela é tão indecente que não aceita que eu a replante, e sim quer ficar onde lhe der na telha. Ela já tomou conta da minha cidade. E a prefeitura sabendo do seu comportamento atrevido aproveitou ela no paisagismo das praças.Amei a iniciativa pois acho ela linda e a mesma atrai inumeros insetos e beija flores.

    ResponderExcluir
  3. Chama-se 9 horas, pq suas flores se abrem as nove horas, mas ela dá sementinhas, basta vc levantar as folhas que ver as sementes envoltas em um

    ResponderExcluir
  4. Oie, Essas florzinhas são chamadas de Chanana ou flor do Guarujá. Onde eu moro tem elas demais. Elas lembram o comportamento das florzinhas chamadas Onze horas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário